PSICOPEDAGOGIA
Planos de atendimentos psicopedagógico:
“Hoje temos inúmeras ferramentas válidas para melhorar a qualidade de vida, o desempenho cognitivo, o desempenho em atividades básicas de vida e as habilidades sociais de pacientes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e de Transtornos de Espectro Autismo.”
“Década após década, junto com o envelhecimento populacional, vemos um aumento de casos de pacientes vivendo com Alzheimer e outras demências. Além do tratamento médico e farmacológico, sabe-se que o estímulo cognitivo personalizado e individualizado a cada paciente pode garantir maior autonomia, redução do declínio cognitivo, estratégias de melhora da memória e de outras habilidade atingidas.”
Abordagem aos idosos com Alzheimer e Demência
Para Pacientes Idosos com Alzheimer e Pacientes com Demência será abordada a prevenção de perdas e recuperação de funções cognitivas prejudicadas, neutralizando as consequências negativas daquelas funções que já estão comprometidas.
Serão realizadas sessões semanais, onde se abordará:
-
Estímulos às funções cerebrais, para que o idoso exercite sua mente.
-
Orientação aos familiares quanto algumas atividades que ajudarão a promover a manutenção de exercícios diários afim de que o trabalho começado no consultório prossiga em casa.
Abordagem às pessoas vivendo com Transtorno do Espectro Autista
-
Habilidades de interação social, comunicação e outras várias habilidades, para incentivar o desenvolvimento cognitivo, contribuir com a compreensão de comportamentos que possibilitam, sobretudo às crianças, aprender e se relacionar.
-
Serão realizadas sessões semanais onde se abordará melhores alternativas de aprendizado, com métodos específicos de aprendizagem, trabalhando as dificuldades e limitações de cada paciente.
Abordagem às crianças com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)
Estratégias para diminuir a hiperatividade e melhorar ou aumentar o tempo de concentração e aumentar a autoestima da criança.
Serão realizadas sessões semanais onde se abordará as dificuldades (falta de atenção/concentração, impulsividade, hiperatividade), questões emocionais de baixa auto-estima, baixa tolerância à frustração, ansiedade, entre outros.
Ângela Cristina Lopes dos Santos
Pedagoga